BURNOUT
O Síndrome de Burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma sobrecarga ou excesso de trabalho. A palavra Burnout vem do inglês e significa “queimar até ao fim”. Trata-se, portanto, de um esgotamento físico e mental decorrente de uma vida profissional desgastante e sobrecarregada, que incapacita o indivíduo de desempenhar tarefas quotidianas tais como trabalhar. Podemos dizer que o Burnout é uma resposta complexa ao stress profissional prolongado ou crónico.
SINAIS A TER EM ATENÇÃO:
-
Sente pressão excessiva por parte das chefias
-
Tem dificuldade em executar as tarefas solicitadas
-
Tem uma carga horária excessiva
-
Tem mau ambiente profissional entre colegas e chefias
-
Sofre de violência psicológica e física no local de trabalho
-
Falta ao trabalho regularmente
-
Chega constantemente atrasado ao trabalho
-
Sai mais cedo do trabalho regularmente
-
Não tem vontade de ir trabalhar
-
Sensação de cansaço constante
-
Alterações de apetite
-
Desmotivação e apatia
-
Alteração do sono
-
Fragilidade do sistema imunitário
-
Dores de cabeça, lombares e musculares
-
Sentimentos de inutilidade
-
Sentimento de fracasso
-
Isolamento social
-
Baixa produtividade
-
Diminuição do sentimento de realização profissional
COMO É QUE HIPNOTERAPIA PODE AJUDAR?
Nos casos de Burnout, o tratamento é complexo e envolve várias valências. Idealmente deverá haver uma melhoria nas condições e relações de trabalho, sendo que em casos mais extremos, deverá haver um afastamento temporário (baixa médica) até que a pessoa se restabeleça e encontre o seu equilíbrio emocional.
O tratamento farmacológico é ainda bastante utilizado, embora apenas atenue os sintomas de stress e de Depressão. A terapia mais adequada, que ajuda a pessoa a reestruturar-se emocionalmente e a encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, é a Hipnoterapia.
Esta terapia tem-se revelado muito eficaz no tratamento do Burnout. Este modelo trabalha as causas do stress, ajudando a pessoa a utilizar as suas ferramentas para reagir perante situações agressoras no local de trabalho, sem colocar em causa a sua função ou a sua felicidade.