INSÓNIAS
Dormir é uma necessidade básica que potencia o descanso do nosso corpo e a reorganização emocional da nossa mente. Quando, por diversos motivos, não conseguimos adormecer ou a qualidade do nosso sono é reduzida, estamos perante uma Insónia.
A Insónia é um distúrbio de origem psicológica que pode ser classificado como Insónia Relativa ou Insónia Absoluta. A Insónia Relativa, ocorre quando temos dificuldade em adormecer ou em manter um sono profundo e reparador. Já a Insónia Absoluta ocorre quando não dormimos por longos períodos de tempo, no início ou no fim da noite.
SINAIS A TER EM ATENÇÃO:
-
Sente-se ansioso antes de dormir
-
A sua cabeça é inundada de preocupações na hora de dormir
-
Sente-se agitado e stressado mesmo quando vai dormir
-
Preocupa-se constantemente com a qualidade do seu sono
-
Sente medo de não adormecer ou de dormir mal
-
Tem problemas de concentração durante o dia
-
Sente fadiga e cansaço mesmo depois de uma noite de sono
-
Tem pesadelos frequentemente
-
Dificuldade em adormecer
-
Acordar durante a noite
-
Acordar muito cedo
-
Alteração do sono
-
Sonolência diurna
-
Irritabilidade ou ansiedade
-
Falta de concentração
-
Esquecimentos frequentes
-
Dores de cabeça
-
Preocupações contínuas com o sono
QUAIS AS CAUSAS DA INSONIA RELATIVA?
A Insónia Relativa está diretamente relacionada com questões de Ansiedade. Problemas quotidianos que provocam preocupação, medo de falhar, stress laboral ou interpessoal, são fatores potenciadores de estados de ansiedade, que, por sua vez, condicionam a qualidade do sono. Neste tipo de Insónia, o sono é acompanhado por um estado de stress permanente e a recuperação de energia e a reorganização emocional é deficitária.
QUAIS AS CAUSAS DA INSÓNIA ABSOLUTA?
A origem da Insónia Absoluta está intrinsecamente ligada aos Ataques de Pânico ou a outros eventos traumáticos que ocorrem ao adormecer ou durante o sono. De uma forma inconsciente, a nossa mente cria uma resistência ao sono como forma de evitar esses episódios. Na presença deste tipo de Insónia, a pessoa só adormece 3 a 4 horas depois de se deitar ou adormece quase de imediato mas acorda 2 ou 3 horas depois, sem conseguir voltar a adormecer.
COMO É QUE A HIPNOTERAPIA PODE AJUDAR?
O tratamento para a Insónia mais utilizado é o farmacológico, com recurso a medicação indutora de sono. No entanto, esta abordagem não traz alterações sustentadas na qualidade do sono, apenas induz o sono através de substâncias químicas que acabam por causar dependência, entre outros efeitos secundários indesejados.
A abordagem que traz alterações significativas e naturais na qualidade do sono é a Hipnoterapia, que intervém nas causas da Insónia, acabando com a mesma. A Hipnoterapia é um método que permite identificar o que está na origem deste distúrbio e que atua na Ansiedade através de técnicas terapêuticas, sem recurso a medicação.