top of page
TRAUMAS
O trauma pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro ocorre devido ao facto da pessoa ter sido vitima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando a pessoa se recorda da situação, revive o episódio como se estivesse a ocorrer naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido da primeira vez. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicos e mentais.
SINAIS A TER EM ATENÇÃO:
-
Revivência do trauma nos sonhos ou nos pensamentos durante o momento de vigília (momento em que encontra-se acordado)
-
Evita situações que possam lembrar o evento traumático
-
Hiperexcitação (estado de agitação constante)
-
Resposta de sobressalto exagerada (sustos exagerados por motivos banais)
-
Dificuldades em dormir
-
Irritabilidades ou surtos de raiva
-
Isolamento ou afastamento do convívio social
-
Hipervigilância (como se algo estivesse sempre a espreitar para atacá-lo)
-
Desinteresse pelo próprio futuro (trabalho, estudo, casamento)
COMO É QUE A HIPNOTERAPIA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO?
A hipnoterapia permite intervir diretamente na mente humana, dissociando sentimentos ou lembranças negativas, e o reprogramado a mente para que o paciente responda melhor às mais diversas situações.
O tratamento, sem contraindicação, é indicado para os mais diferentes tipos de traumas psicológicos. Pessoas que sofrem pela perda de um ente querido, que carregam consigo marcas de um acidente ou doença, pessoas que foram vítimas de violência ou indivíduos que enfrentam limitações psicológicas, mesmo sem saber o motivo, podem ser ajudadas pela hipnoterapia.
bottom of page